quarta-feira, janeiro 03, 2007

"Mundo estranho, este!"

Surge a exclamação no rosto e nas palavras do observador. Numa metade morrem crianças sem alimentos, sem as suas necessidades fisiológicas satisfeitas, base da motivação e vivência humanas, sem ambições além do próximo momento em que ingerirão qualquer coisa. As suas barrigas parecem luas cheias... não contendo nada além de água. Inóspitas por dentro e por fora, de caras no chão. A esperança de vida é baixa, assim como a dignidade. Noutra metade morre-se de obesidade e a esperança de vida, lá de cima, desce, quando antes sempre foi uma recta em ascensão... diabetes e colesterol fora da escala. Come-se muita merda, dizem eles...

De um lado apregoa-se a "liberdade" e os mesmos semeiam o terror, pelas suas mãos ou pelas dos que apoiam. Mata-se como há 1000 anos atrás, não sem antes mandar o pobre coitado para o Inferno e, no entanto, "mexe-se" no genoma e descodificam-se elementos de ordens de grandeza infinitamente baixas. Descobrem-se mundos no Mundo, embora não preservemos o pouco que deste nos resta, Mundo estranho, este!

As gentes deitam no lixo o ano que passou, os maus momentos, alguns bons também, talvez por ser a única forma de continuarem a viver. "Começar de novo", um sentimento generalizado demais, talvez sintomático de que algo não está bem. Estabelecem-se metas e, no entanto, nada muda... só pouco a pouco, num processo moroso, talvez moroso demais para que se possa aguentar, daí as metas... talvez... talvez... Mundo estranho, este!

Face-a-face com estes cenários, muitos continuam a dar o pouco que não têm, a embarcar em voluntariados aquém e além mar, fruto de altruísmo ou revolta com os que cá ficam... na razão não vejo razão para a encontrar. Face-a-face com estes cenários continuamos a escrever sinfonias, e a cantá-las, porque não... continuamos a ter esperança, (pequeno sorriso irónico), esperança no futuro. Mundo estranho, este!

6 comentários:

Hugo Rocha Pereira disse...

Mundo Complexo, este! Boa reflexão.

Claricinha disse...

Os humanos são um ser estranho!

Claricinha disse...

texto excelente, crónica digna de uma "Visão" ou uma "Única"

Foka_bock disse...

kiçá um 24h...

Luijinho disse...

De facto o mundo e as pessoas que o habitam estão cada vez mais estranhas. Não é que na Rússia têm porcos como animais de estimação? E os que andam a vender terrenos na Lua?

Está tudo doido :-)

Anónimo disse...

Será que alguma vez foi são, o mundo?

Quando o raio de alcance de todos e cada um dos que estavam não passava as fronteiras da região, talvez aí, sim. Haveria insanidades, mas mais pequenas, mais fáceis de se perder.

Enfim, é o que temos.