quinta-feira, dezembro 07, 2006

let it snow, let it snow...

Eu sempre gostei do Natal! Sempre!
Não sei se isso significa ter tido uma infância feliz. Talvez signifique. Era, efectivamente, feliz.

Uma mesa de Natal é uma visão arrebatadora. Tentem seguir-me... uma travessa de bacalhau, bem assado e ligeiramente tostado na parte superior, onde umas rodelas de cebola puderam, elas também, caramelizar um bocado. Ao lado uma farta travessa de batatas a murro, novas, como é óbvio, enrugadinhas e com sal grosso, que assinala a explosão de sabor. Importantíssimo, couve portuguesa cozida... a cama verde na qual o molho do bacalhau se deita... sonhos, filhós, azevias, 5 quilos a mais e um dos melhores rituais familiares que alguma vez experimentei (e, de certo, partilho com outras famílias, até já discuti isso mesmo com alguém): uma mesa que fica posta e artilhada de um dia para o outro. Um convite à tentação... adoro!



Gosto da árvore de Natal e do presépio, do azevinho e do frio lá fora; das pessoas cá dentro. A azáfama dos preparativos, a prova antecipada dos pratos e guloseimas que vão desfilar... adoro!

Conservar o espírito de Natal leva-nos à nossa infância, aos prazeres genuínos e inocentes de quem descobre a cada ano a felicidade de um momento... perpetuado no tempo. Não importa quantos passaram ou passarão, a cada Natal eu volto aqui!



16 comentários:

Claricinha disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Claricinha disse...

I don't want a lot for Christmas/ that is just one thing I need/ I dont care about the presents underneath the christmas tree/ I just want you for my own/ more than you could ever know/ make my dream come true/ all i want for christmas is YOU!!!!!!

Luijinho disse...

Acompanhei a tua descrição acerca da mesa de Natal, e confesso que me abriu o apetite :-)

Feliz Natal Amigo!!!

AlémTejo100Lei disse...

Tu não gostas do natal, tu gostas é de comer.. Até fiquei mal disposto com a descrição da mesa.. Preferia umas bifanas com mostarda

Luijinho disse...

Ainda não lhe ensinaram as boas maneiras :-)

AlémTejo100Lei disse...

o natal é uma chatice

Rhodes disse...

Realmente, resume-se a isso: o Natal é uma chatice, das grandes! Vivia bem sem essa treta, festinha católica e consumista, que só serve pra encher o bandulho e rebentar guito em prendas. O que salva a quadra é o after em casa do Antonis!!!

Rhodes disse...

Realmente, resume-se a isso: o Natal é uma chatice, das grandes! Vivia bem sem essa treta, festinha católica e consumista, que só serve pra encher o bandulho e rebentar guito em prendas. O que salva a quadra é o after em casa do Antonis!!!

Claricinha disse...

EU ADORO O NATAL! Só é consumista quem quer!

O Natal é estar com a família, os putos a correr e a rir, relembrar quem já não está cá, contar histórias de ha mil anos atrás...comer, MUITO E BEM! E no fim lá vêm uns presentinhos no sapato, como manda a tradição!

Rhodes disse...

Realmente só é consumista quem quer. O problema é que a maioria das pessoas quer. E não me agrada mesmo nada ser bombardeado durante 2/3 meses com propaganda a brinquedos e a campanhas de descontos por tudo o que é lado.

Além de que é uma altura do ano em que se presume que todos sejam cristãos, o que para mim (como agnostico)e para pessoas de outras religiões é um bocado desagradavel (eu respeito a vossa festa, não percebo é porque tenho de levar com ela, resume-se a isto).

O comer muito e bem, felizmente, não o faço só no Natal e presentes não dou, como tal não cobro (o que não quer dizer que não os aceite).
Mais- o espirito de natal tem como base uma historieta na qual não acredito. Vale, apenas e só, por ser a festa da familia, mas como tenho a sorte de estar a poucos minutos de todos os que considero familia, o natal perde toda e qualquer relevancia.


Claro que isto é apenas um ponto de vista, o meu. Ainda bem que não gostamos todos de amarelo...

AlémTejo100Lei disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
AlémTejo100Lei disse...

Resumindo:
Não gosto das comidas do natal, não tenho paciencia para ir as compras (ofereço presentes qd quero) e não gosto da época "somos todos amigos porque é natal". Estou "em familia" várias vezes por ano e os que vejo vejo-os quando quero. Os que não vejo não preciso do natal para para isso. E Receber beijos repenicados de velhas e meias 43 (lembro que calço o 38)? Se pudesse jantava em familia, que não custa assim tanto e até é agradavel, e ia para os copos com os amigos que me acompanham e apoiam o ano todo!

tenho dito

PS. que se foda o peru e as filhoses
PS2. O Natal é quando o Jójó quiser

Claricinha disse...

Tanto azedume para esses lados! Para mim a vida também é feita de momentos como o Natal, os aniversários, as almoçaradas só porque apetece, os jantares até as tantas com familia ou amigos...nao percebo essa raiva toda do Natal, pois a ele só associo coisas boas, o que os outros fazem no Natal para mim é indiferente!
Se nao gostam do Natal passem-no sozinho a ver se gostam! Nao é por acaso que quem não tem familia nem amigos sofre mais no Natal do que em qq outra altura do ano...

VIVA O NATAL!

h2loira disse...

Apoiado Claricinha!

Para mim é um momento único em que se relembram coisas histórias antigas e onde são proporcionadas boas gargalhadas com pessoas que sabemos que estão cá este ano, a passar mais um natal entre nós, mas que infelizmente não temos a garantia se para o ano ainda cá estão. É certo que fazemos n jantares durante o ano com essas pessoas,mas o Natal tem algo de muito especial mesmo...

nuno disse...

E como é que ninguém comenta o ar deliciado do Foka com o carrinho na mão??
O Natal é mesmo isso...voltar ali, aquele sorriso e olhar de quem está feliz.
Um abraço, também sinto sempre isso no Natal! Acompanho a tua escrição e assino por baixo!
Haja família, fé e espírito para continuar boas tradições.

Foka_bock disse...

lol, obg!