sexta-feira, maio 05, 2006

Os suspeitos do costume... em águas de bacalhau


Sacos azuis, apitos dourados, casas pias... Numa altura em que se multiplicavam as aberturas de processos dos chamados "colarinho branco" (sim, porque os crimes já há muito existiam) cheguei a pensar que, finalmente, entrávamos nos eixos em termos da evolução de uma justiça realmente cega e independente. De facto, os índices de corrupção são um instrumento muito eficaz, usado na classificação do desenvolvimento de um país. Se olharmos para África e para a América Lat(r)ina encontramos verdadeiros pardieiros de corrupção, nos quais o dinheiro de muitos acaba nas mãos de alguns. Embora países, na sua maioria, democráticos, são países muito poucos desenvolvidos em termos da regularização dessa democracia.

Mas eis que, quando o Sol fura o manto nebuloso, negro, num iniciar de esperança, os processos que há muito mantêm a impunidade destes crimes fazem com que as nuvens se voltem a fechar... Não deixo de achar, no mínimo, engraçado que a medida designada "Simplex", tida em tão boa conta pelo Governo Sócrates, seja constituída de mais de 300 artigos que entram em vigor para combater a burocracia, principal meio de fuga destes indivíduos criminosos mencionados. Ou seja, combatemos a burocracia com medidas burocráticas. É dificil sair deste sistema que retroage negativamente, porém é necessária a simplificação, não uma nova complicação para simplificar. Aceito que, para os jovens/adultos de meia idade, vários processos se simplifiquem (através de um maior uso da internet, facilidade de resolver problemas sem sair de casa), não acredito, todavia, que a maioria da população beneficie com esta medida, mas isto é outro assunto.

Fátima Felgueiras usa o seu estatuto de candidata autárquica para "congelar o seu processo" (perdoem-me os advogados que lerem isto se cometer algum erro grosseiro), ainda por cima é eleita, assim como Isaltino. Pobres eleitores, de enxada na mão, burrinhos como as casas, porque a Presidente tem o nome da Terra e, embora roube à grande com uma mão, dá umas migalhas com a outra.
O apito dourado, penso que foi arquivado e ficou tudo em águas de bacalhau. O Major, que fez fortuna em África a vender batatas que adquiria a preço zero, uma vez que eram enviadas para uso das tropas, penso que até foi totalmente ilibado. Pinto da Costa mantém-se intocável.
Na Casa Pia, já passou o mediatismo, o que dá alguma margem de manobra para se ir pondo o bacalhau a demolhar... é pena, até o Bibi já faz entrevistas para a TVI, com o à vontade de outros tempos.


É assim a nossa justiça, bem intencionada, coitada, mas forçada a espreitar por trás da venda quando sente uns encontrões dos tubarões deste charco à beira mar plantado!

1 comentário:

Claricinha disse...

"Isto é uma cabala!" foi provavelmente a frase mais ouvida nos ultimos tempos...dita claro está por essas "vítimas" de calúnia e mal dizer! É uma vergonha!