"Lisboa, 1941. Um oásis de tranquilidade numa Europa fustigada pelos horrores da II Guerra Mundial. Os refugiados chegam aos milhares e Lisboa enche-se de milionários e actrizes, judeus e espiões. Portugal torna-se palco de uma guerra secreta que Salazar permite, mas vigia à distância. (...) Um mundo secreto e oculto, onde as coisas aconteciam "enquanto Salazar dormia", como dizia Michael, o grande amigo de Jack, também ele um espião do MI6.
Num país dividido, os homens tornam-se mais duros e as mulheres mais disponíveis. Fervem intrigas e boatos, numa guerra suja e sofisticada, que transforma Portugal e os que aqui viveram nos anos 40."
"Enquanto Salazar dormia..." é um livro que nos arranca do plano secundário, ao qual nós, portugueses, nos habituámos, projectando Lisboa da década de 40 para o palco dos acontecimentos mundiais da época. Com bastante picante, romance, aventura e suspense, junta vários elementos-chave, resultando num livro em tudo consistente e cheio de substância.
Desde as referências à vila, até às descrições da Lisboa que também hoje percorremos, atribui uma tridimensionalidade ao mundo que conhecemos e vislumbramos quotidianamente.
Aconselho, portanto.
quarta-feira, março 28, 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
bom livro! tem um bocadinho de tudo e dá pa relembrar muitos factos da nossa história. Bem escrito e prende logo desde a primeira página!
Enviar um comentário