sexta-feira, abril 28, 2006
A arena da Blogosfera
"FIGHT!"
Os blogs são espaços de debate previlegiados, principalmente naqueles que, ao contrário deste, se compõem de grupos. Do debate surge a luz. Até aqui estamos de acordo, no entanto, quando as pessoas se conhecem pessoalmente é preciso saber distinguir contextos, uma virtude que parecendo fácil de aplicar, não o é.
Quando comecei a visitar blogs fui advertido várias vezes no sentido de não me dirigir às entidades pelo seu nome verdadeiro, apenas pelo seu "nick", facto que compreendo perfeitamente neste âmbito da distinção de contextos. De facto, muitas pessoas professam opiniões que vão mais no sentido estereotipado da sua personagem do que propriamente de si próprios. Claro que a personagem que escreve nos dá uma protecção indubitável, o que poderá levar a uma maior extroversão das opiniões que realmente têm (as pessoas por trás delas) mas isso são outros carnavais, mais complicados.
Onde quero chegar com esta conversa é à admiração que sinto quando, no calor do confronto blogosférico, se misturam contextos. Claro que, quando penso num ou noutro caso específico, me vem à cabeça o défice social colmatado pela segurança da distância de um computador e da velhinha World Wide Web, mas o verdadeiro problema prende-se com a falta de flexibilidade mental com que as pessoas se deparam.
Por isso penso, tantas ofensas que escrevi sob o manto protector do Foka_bock, sem qualquer intenção de chegar à pessoa por trás do monitor, mas sim ao seu alter-ego informático, para que, muitos respondam à ofensa (com agressividade, ó não se pagasse amor com amor) dirigindo-a ao indivíduo **** ***** ***** (é o meu nome).
Quem quiser pôr o carapuço, que o ponha, ele está no bengaleiro!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Concordo. Realmente neste mundo da blogosfera, em que cada um tem a sua personagem e expressa o que pensa de uma forma muitas vezes exagerada, é fácil sermos agressivos sem que isso fira susceptibilidades(pensamos nós)e sem que tenhamos a reacção negativa face-a-face do outro. O facto é que por vezes há quem se sinta melindrado ou atacado, confundido os dois mundos...
Confesso que já senti uma certa "picardia"! Por momentos esqueci-me da personagem construída e olhei apenas para a pessoa real, mas rapidamente voltei ao mundo "bloguesco" e respondi à letra como tão bem sabe fazer a claricinha!
Enviar um comentário